Friday, September 15, 2006

Adeus calor!

Depois dos Capuchos, sim, porque em Vila Viçosa diz-se "depois dos Capuchos" e não, " depois das férias", eis que FINALMENTE o calor foi-se. Esta é uma noticia fantástica para quem desde Junho anda atormentado com temperaturas quase todos os dias superiores a 30 graus, para não falar em certos dias em que passavamos os 40.
Com a chegada do tempo fresco ao qual eu saúdo, porque penso que o frio é mais fácil de aguentar, chegam outras coisas que eu pessoalmente prefiro ao Verão.
Sendo este um "post" mais virado para a minha opinião, penso que os meus amigos visistantes também terão a oportunidade de concordar ou não. Se o Verão traz praia que sinceramente não gosto, o Inverno traz umas belas férias na Neve, com um hotel que tenha piscina de água quente, jacuzzi, enfim, uma série de regalias das quais não será preciso andar a enervar-me com a areia nos pés. No verão há cerveja, mas no Inverno há um belo tinto, vinho novo, os petiscos tradicionais têm outro sabor, porque não vejo ninguém no verão a comer umas Sopas de Tomate, uma Açorda, umas Migas à Alentejana e outras iguarias que só nós no Alentejo podemos desfrutar a 200%. Para não falar do suor, do facto de estarmos à mesa em casa, na esplanada ou no café a comermos e a suarmos que nem uns "porcos", desculpem, mas penso que é a expressão mais adequada. No Inverno estamos à mesa ou no cafe (na esplandada só no Brasil) a comermos a nossa refeição, o nosso petisco, e a bebermos o nectar dos Deuses.
E há a união da família com o Natal, a união de amigos, aqueles que não vêm aos Capuchos mas que vêm ao Reveillon, e muitas outras coisas.
Definitivamente...INVERNO!
E você?

6 Comments:

Blogger stars said...

Bom dia

Eu sou residente em Vila Viçosa á relativamente pouco tempo, pelo que ainda não absorvi todas as tradições e custumes da terra, posso dizer que para mim a Vila é agreste quer de Verão quer de Inverno, para quem estava habituada a temperaturas mais amenas, mais proximo do oceano, a diferença é abismal... mas enfim o ser humano é de fácil habitução e eu cá vou a pouco e pouco fazendo a osmose à vida da Vila.

Quanto aos Capuchos, sem comentários....degradante.

Prefiro as festas da minha terra, ainda com os bailaricos e as tasquinhas. Embora comecem a ser infestados pela praga que há agora das barraquinhas de shots, onde miudos e miudas em minutos entram em coma alcoolico sem perceberem porquê.

Numa coisa concordo consigo, muito melhor um vinho afrutado morno que aquece o espirito e o corpo que uma cerveja fresca. Pois muito bem seja bem vindo Sr Inverno á Vila e as nossas vidas.

7:47 AM  
Blogger praia.claridade said...

Stars, eu também resido na Vila à pouco tempo...apesar de ter tido uma habituação "faseada"...
Quanto a estações no interior alentejano prefiro a Primavera e o Outono!!! (Porque será??)

Quanto a Verão vs Inverno, VIVA O VERÃO!!!! ao contrário "da princesa do Alentejo" amo a praia, o mar e tudo o que com eles se relaciona!E.. a areia nos pés é uma maravilha.Aliás a areia é um esfoliante natural!

Mas também gosto do Inverno, do lume a crepitar, acompanhado de um bom tinto..principalmente se for partilhado com boa companhia;)

Princesa...boa exposição de ideias, e até percebo o teu ponto de vista...mas não posso concordar com alguns...não seria eu... a praia da claridade!!!Mas há quem diga que os opostos atraem-se ...será??

9:53 AM  
Blogger Rui Brinquete said...

Verão intenso como o do nosso Alentejo realmente é chato. Mas continuo a preferi-lo ao Inverno.

Só por curiosidade, no que diz respeito a "suar que nem um porco": os porcos não suam!!!

9:49 AM  
Blogger PrincesadoAlentejo said...

É uma força de expressão que se usa caro amigo Rui.Obrigado pela visita.

10:37 AM  
Blogger O Restaurador said...

Bem eu prefiro o Verão, pois dou-me muito mal com frio... Desde 2002 quando vim para Castelo Branco que tenho sofrido bastante com os rigorosos invernos beirões... E depois no Verão sempre se apreciam umas mini-saias, uns decotes e uns bikinis :-)

12:58 PM  
Blogger Rui Brinquete said...

Eu sei que é uma expressão que se usa, só fiz o comentário pela curiosidade.

2:43 AM  

Post a Comment

<< Home