Wednesday, September 13, 2006

Festas dos Capuchos 2006

Vila Viçosa, Setembro de 2006: Mais umas festas dos Capuchos se passaram. Para tras mais um momento de confraternização, amizade e muitas outras coisas...Para muitos foi o rever de amigos e familiares que apenas acontece umas vez por ano, para outros foi talvez apenas mais um fim de semana, e para muitos outros, terá sido um fim de semana de alcool para não dizer outras coisas.
Na noite de sábado das festas deste ano meti-me a pensar como eram as festas há uns anos atrás, e cheguei à infeliz conclusão que FESTAS eram realmente antigamente.
Sempre fui apologista dos concertos em Vila Viçosa, sejam eles de qualidade ou não, embora pense que os bailaricos populares façam bastante falta a uma festa de cariz popular. Mas não só. Quem não se lembra antigamente do lago onde se apanhavam os patos? Quem não se lembra de tantas outras coisas que mexiam com as pessoas e as crianças? sim, porque (E AQUI ESTÁ A RAZÃO DO MEU POST) este ano praticamente só vi festas para os jovens.
Como alguém lhe chamara o ano passado, as Festas dos Capuchos cada vez mais vão sendo conhecidas como as "FESTAS DOS 3 "BÊS" - BOIS, BEBDEIRAS e BRIGAS"
Este ano houve mais uma largada do que habitual(sábado), houve mais bebedeiras do que o normal (muito mais gente - penso eu) e por fim, houve as mesmas brigas do que anos passados.
Para terminar as festas, na segunda feira, parece que foi o pesadelo total havendo mesmo comerciantes que tentam ganhar a vida, que foram origados a fechar pois alguns para além de terem sido agredidos, viram as suas coisas serem destruidas.
LAMENTAVEL! VERGONHOSO para umas festas que são do povo e que cada vez mais são conhecidas um pouco por todo País.
Já vou sendo muito longo..vou ficar por aqui.
Sou um jovem da terra, mas as pessoas mais velhas e crianças também têm direito à festa e não os estou a ver a irem para os bares, onde se para falar com alguém tem que se gritar porque os vários sons são insuportáveis. Para terminar 3 sugestões para 2007, que gostaria que alguém comentasse:
1) Musica para todos os bares. Colunas de 2 em 2 bares. DJ instalado no Coreto.
2) Espaço de Musica Alternativo com uma tenda para os mais velhos estarem a dançar a tão chamada musica Pimba e Popular,no lado oposto aos bares.
3) Nota muito positiva para a "chuva" de T-Shirts que todos os anos se vê nos Capuchos. Já vi muitas festas por esse país, e a "nossa" nesse aspecto é UNICA. Por isso já se justifica em 2007 ma exposição de T-shirts editadas até ao momento.
Obrigado e comentem.

2 Comments:

Blogger Calipole said...

Seja então bem-vindo!

Ocorreu-me a mesma ideia, só não sei se no mesmo dia, por isso, resolvi fazer tb um post la para os meus lados.

4:23 AM  
Blogger Joaquim Trincheiras said...

Bom dia.
Princesa do Alentejo foi adicionada no "Alto da Praça".
Passem por lá e vejam como também as Festas de Agosto, em Borba, motivam a discussão.
Um abraço.

11:37 PM  

Post a Comment

<< Home